Matrícula Fácil EJA 2019: Inscrições, Vagas e Datas

A Matrícula Fácil EJA 2019 é uma forma de se adiantar na reserva de vagas. O programa é feito, principalmente, para pessoas que não conseguiram concluir o ciclo escolar no período ideal. A procura pela Matrícula Fácil EJA 2019 é bem alta. Já que essa oportunidade auxilia no crescimento pessoal e profissional dos jovens e adultos.

Matrícula Fácil EJA 2019

Matrícula Fácil EJA 2019

Sobre a EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um projeto do Ministério da Educação (MEC), válidos em todos os estados e municípios do país. O objetivo é trazer de volta a escola, pessoas que não concluírem etapas importantes do ciclo escolar.

Dentre o público atendido pelo programa Matrícula Fácil 2019, estão principalmente jovens e adultos que abandonaram a escola devido a: carga horária do trabalho, início de uma família, busca por renda, dificuldades socieconômicas e etc.

Com o EJA, essas pessoas conseguem uma nova oportunidade para concluir o ensino fundamental ou ensino médio. Na maior parte dos municípios, as aulas são ministradas no período da noite. Justamente para que não interfira no período de trabalho do aluno.

Um ano escolar, por exemplo, o 1° ano do Ensino Médio, pode ser feito em até seis meses. Para facilitar a conclusão de séries continuadas. Em 1 ano, o aluno consegue concluir dois anos do Ensino Médio.

Essa metodologia não é usada em todas as escolas, verifique na secretaria escolar como funciona o tempo de estudo.


Quem pode fazer Matrícula Fácil EJA 2019

Segundo o MEC, quem pode fazer Matrícula Fácil EJA 2019 são pessoas que correspondam as exigências:

  • Para etapas do Ensino Fundamental: necessário ter acima de 15 anos;
  • Para etapas do Ensino Médio: necessário ter acima de 18 anos.

A idade permitida não é similar a idade dos alunos que cursam essas etapas no sistema regular. A ideia é que os jovens que já cursam essas fases devidamente, não deixem de cumpri-la no período de aula tradicional.

Aumentando as vagas para as pessoas que realmente precisam retomar os estudos. Pois o programa visa alcançar o público nesse sentido, dando oportunidade de voltar a escola por meio da pré matrícula 2019.


Calendário Matrícula Fácil EJA 2019

Os interessados podem realizar a sua inscrição duas vezes no ano, sempre no início de cada semestre. O calendário Matrícula Fácil EJA 2019 pode conter datas diferentes dependendo da região do país.

Mas, os meses para efetuação da inscrição são os mesmos. Veja:

  • Para ingresso no primeiro semestre de 2019 (fevereiro): outubro e novembro de 2018;
  • Para ingresso no segundo semestre de 2019 (agosto): maio e junho de 2019.


Matrícula Fácil EJA 2019

A Matrícula Fácil EJA 2019 feita pela internet, não é válida em todos os municípios. A maioria exige que os interessados compareçam até a unidade escolar para o preenchimento do formulário de inscrição.

De forma virtual, essa processo auxilia as pessoas que desejam garantir a vaga de uma maneira mais rápida. O candidato insere os seus dados básicos na ficha disponível no site da Secretaria Estadual de Educação, e aguarda o resultado para saber em qual unidade escolar foi alocado.

O indicado é verificar como é feito o processo na Secretaria Municipal da Educação, ou Secretaria Estadual da Educação, dependendo da escola.

No momento da matrícula, o candidato deverá preencher uma ficha contendo as informações:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nomes completos da mãe e do responsável;
  • Endereço, com CEP, de casa ou do trabalho.

Diferente do ensino regular, quando o sistema aloca os jovens nas unidades disponíveis. No EJA é o próprio aluno que escolhe a escola que pretende ingressar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...