EJA 2020: INSCRIÇÃO, Requisitos e Provão do Supletivo

Retomar os estudos é muito importante, e os jovens e adultos brasileiros contam com o EJA 2020 para concluir as fases educacionais que desejam. O EJA 2020 inclui todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, com aulas normalmente aplicadas durante a noite para que as pessoas que trabalham de dia possam participar!

EJA 2020

EJA 2020

Entenda o EJA 2020

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é garantida por lei no país. Todos os municípios brasileiros devem ter pelo menos uma escola que ofereça aulas do Ensino Fundamental e Médio para quem não concluiu os níveis no tempo comum.

✓ Veja como realizar matrícula online nos estados:

A ideia é incentivar as pessoas a retornarem os estudos, concluírem as etapas que faltam e conquistar o diploma. Considerando que esses níveis são básicos para conseguir um emprego.

O modelo de aplicação do EJA 2020 é diferente do tradicional. A cada seis meses de aulas equivale a um ano de estudo e uma série concluída. Isso significa que quem não tem o Ensino Médio completo, por exemplo, pode concluir essa etapa em 1 ano e meio (18 meses).

✓ Tem filhos? Veja como realizar a inscrição matrícula 2020 creche

Normalmente as aulas são oferecidas no período noturno, pois é levado em consideração que a maioria das pessoas abandona os estudos para trabalhar. Esse horário alternativo permite que os alunos trabalhem e realizem as suas atividades durante o dia, e façam o EJA a noite.


Requisitos para se matricular no EJA 2020

Embora esse sistema seja muito atrativo, não substitui o cumprimento das etapas educacionais no tempo correto. Justamente por isso foram criados requisitos para se matricular no EJA 2020. Priorizando o público que abandonou o estudo e deseja retomar.

Por lei, a idade mínima a ser aceita é:

  • Ensino Fundamental: mínimo de 15 anos;
  • Ensino Médio: mínimo de 18 anos.

Esses são os únicos requisitos exigidos. Também é interessante possuir um endereço próximo a unidade escolar pretendida, mas não é uma regra. A alocação dos inscritos vai depender da disponibilidade das instituições que oferecem o EJA.


Inscrição EJA 2020

Os interessados devem se informar na escola pretendida como funciona a inscrição EJA 2020. É que nem sempre o calendário acompanha o que é determinado para as séries comuns.

✓ Veja como consultar resultado matrícula fácil 2020

A matrícula deve ser feita de forma presencial, com o comparecimento até a escola escolhida com documentos como:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento;
  • Histórico escolar – caso tenha.

Alguns estados adotaram a matrícula fácil EJA 2020, e permitem que os interessados realizem o pré cadastro para reserva de vaga na unidade pretendida. O processo é indicado para novos alunos, seja para transferência de escola ou início do ciclo escolar.

Veja como é feito o cadastro usando como exemplo o site da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.

  • Acesse o portal oficial e clique na opção “Faça sua pré matrícula” conforme o seu perfil como aluno;

EJA 2020

  • Preencha o filtro de busca pela série e modalidade de ensino pretendida. Como no exemplo abaixo;

EJA 2020

  • Informe os dados cadastrais solicitados, de acordo com seu perfil, e preencha a ficha de pré matrícula.

EJA 2020


Provão do supletivo EJA 2020

O provão do supletivo EJA 2020 é na verdade o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Uma prova aplicada em todo o país, uma vez ao ano, e que tem como objetivo conceder o diploma do Ensino Fundamental e Médio para quem não cumpriu essas etapas no tempo comum.

A avaliação tem 120 questões objetivas, 40 sobre cada um dos 4 conteúdos aplicados mais a redação. Os assuntos são os mesmos da grade curricular dessas fases educacionais.

EJA 2020

O certificado de conclusão é concedido aos que pontuarem mais que 100 em cada disciplina e mais que 5 na redação. A idade mínima para conseguir participar da prova segue a legislação do EJA, mínimo de 15 e 18 anos dependendo do grau.

A inscrição no Encceja é totalmente gratuita e feita de forma online, em seu site oficial. A prova acontece no primeiro domingo de agosto. E a postagem dos resultados podem ser consultada no mês de outubro.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...