Colégio Militar de Porto Alegre Inscrições 2019: Como ingressar? Provas, Edital

Uma informação importante para os gaúchos de Porto Alegre é a respeito do Colégio Militar de Porto Alegre inscrições 2019, por ter um sistema de ensino cheio de qualidades e conhecido nacionalmente, os colégios militares são desejados por muitas pessoas. Por isso, você encontra neste artigo informações importantes referente ao Colégio Militar de Porto Alegre inscrições 2019 e como fazer para ingressar nesta unidade.

Colégio Militar de Porto Alegre Inscrições 2019

Colégio Militar de Porto Alegre Inscrições 2019

Funcionamento do Colégio Militar de Porto Alegre

Antes de pensar nas inscrições colégio militar de 2019, é interessante conhecer como funciona o sistema da unidade escolar, a proposta pedagógica e o seu histórico.

Ter este tipo de conhecimento ajuda a confirmar a vontade de estudar neste colégio e já deixa o possível futuro aluno ambientado ao funcionamento do sistema militar.

No Colégio Militar de Porto Alegre, o aluno cursa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O 3º ano do Ensino Médio prepara os alunos para os diversos vestibulares das instituições de ensino superiores regionais e nacionais, e também para os concursos de acesso às diversas Escolas Militares e para o SISU.

A proposta pedagógica do SCMB (Sistema Colégio Militar do Brasil) tem como meta principal, proporcionar uma educação integral que ofereça aos jovens a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da vida de cidadão brasileiro.


Como Ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre?

De uma maneira geral, há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar.

Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos em todo o Brasil, entre dependentes de militares e civis.

O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

✓ Veja ainda como funciona a pré-matrícula nos estados:

Para saber como ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre por processo seletivo, visite o endereço eletrônico da escola, neste artigo também é possível saber sobre o funcionamento deste processo.


Prova Colégio Militar de Porto Alegre

O primeiro passo para fazer parte do sistema militar é a inscrição colégio militar de Porto Alegre 2019 para a prova de seleção.  É necessário preencher esta lista de exigências:

  • Ser brasileiro;
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF);
  • Estar enquadrado nos seguintes limites de idade para no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF): ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

A prova do colégio militar de Porto Alegre 2019 será realizado de acordo com o número de vagas e calendário fixados, e será composta das seguintes etapas:

  • Exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos: prova objetiva de língua portuguesa, matemática e redação;
  • Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;
  • Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

A primeira fase da prova acontece em 2 dias, divido entre a prova de Matemática, e depois a de Língua Portuguesa e redação para os classificados na primeira prova. O processo acontece normalmente nos últimos meses do ano, em setembro e outubro.


Edital Colégio Militar de Porto Alegre 2019

É muito importante ler o edital prova colégio militar de Porto Alegre 2019, é neste documento que estão descritas todas as principais informações sobre o processo de seleção, critérios de avaliação, como realizar a inscrição colégio militar de Porto Alegre 2019 e etc.

No site do colégio o candidato tem acesso ao Manual do Candidato, que tem a mesma função que o edital. O arquivo fica disponível em PDF e pode ser impresso para melhor visualização.


Colégio Militar de Porto Alegre Inscrições 2019

A inscrição do candidato somente poderá ser efetuada por intermédio dos meios disponibilizados pelo Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e poderá ser realizada: pelo sítio do CMPA na Internet, pela Internet e presencialmente, ou presencialmente, junto à Comissão de Inscrição do Colégio Militar ao CMPA.

Os interessados devem preencher um requerimento disponível no site, o responsável legal deve assiná-lo e enviar para a unidade de educação para concluir a pré-matrícula 2019.

O comandante responsável pelo colégio vai homologar os requerimentos para dar continuidade ao processo de inscrições colégio militar de Porto Alegre 2019. Os interessados devem pagar uma taxa de R$95 para realizar as inscrições.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...