Colégio Militar da Bahia Inscrições 2019: Como ingressar? Provas, Edital e Resultados

A novidade principalmente para os moradores de Salvador é o colégio militar da Bahia inscrições 2019, uma etapa muito importante para quem deseja ingressar em um dos mais respeitados sistemas de ensino do país. É preciso lembrar que inscrições são diferentes de matrícula, no caso do colégio militar da Bahia inscrições 2019 os jovens candidatam-se a uma vaga e passam por uma prova. A matrícula é realizada pelos aprovados no concurso.

Colégio Militar da Bahia Inscrições 2019

Colégio Militar da Bahia Inscrições 2019

Conheça o Colégio Militar da Bahia

O Colégio Militar da Bahia está localizado em Salvador, por isso é conhecido como Colégio Militar de Salvador (CMS), e integra juntamente com outros doze colégios militares (CM), o Sistema Colégio Militar do Brasil. 

✱ Veja ainda como funciona o processo seletivo:

A instituição foi criada por meio do Decreto nº 40.883, de 28 de janeiro de 1957, e teve as suas atividades desenvolvidas, inicialmente, em um velho casarão situado à rua Agripino Dórea, 26, nas Pitangueiras.

O CMS funciona em regime de educação em turno integral (matutino e vespertino) para as turmas do Ensino Fundamental, disponibilizando vagas somente para o 6° ano. Existem duas formas de ingressar no colégio: sendo dependente de militares das Forças Armadas, ou por meio de concurso de admissão, um processo seletivo com aplicação de prova, exame médico e comprovação dos requisitos biográficos.


Prova Colégio Militar da Bahia 2019

A prova colégio militar 2019 é divida em duas etapas, na primeira fase os candidatos realizam um exame com questões objetivas e de múltipla escolha voltados para a disciplina de matemática, somente aqueles que obtiverem notas satisfatórias nesta etapa poderão participar da prova seguinte.

Na segunda fase é aplicada um prova também de questões objetivas e de múltipla escolha sobre a disciplina de língua portuguesa, além de uma redação.

As duas etapas acontecem em dias diferentes, com pelo menos 1 mês de diferença entre as datas. Em 2018, por exemplo, a primeira fase aconteceu em 10 de setembro e a segunda fase foi realizada no dia 22 de outubro. Nos dois casos o início do exame foi ás 9h e com limite para término ás 12h.

*O local para a realização da prova é o próprio colégio!

Informações mais precisas estão presentes no edital do concurso, leia-o com atenção. Para 2019 ainda não há previsão da divulgação deste documento, mas como a burocracia e a logística de admissão é a mesma, confira o edital de 2018 por meio deste link oficial.


Colégio Militar da Bahia Inscrições 2019

As inscrições colégio militar da Bahia 2019 acontecem preferencialmente via internet, no site da unidade escolar.

Neste processo, o responsável legal pelo candidato deve preencher um requerimento com informações sobre o jovem e autorizando que ele realize o concurso de admissão. O requerimento só terá efeito para o candidato com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido.

A inscrição presencial, ocorrerá nos dias úteis, de segunda à sexta-feira, das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas, exceto às sextas feiras, apenas no período matutino, na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e Colégio Militar de Salvador (CMS).

 Para isso os responsáveis deverão levar o formulário de inscrição preenchido. O comandante responsável pelo colégio fará a homologação destes requerimentos.

*É necessário ainda, fazer o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$95,00!

Feita esta etapa e realizada a prova, o resultado colégio militar da bahia inscrições 2019 são organizados por classificação geral do concurso de admissão, com base na ordem decrescente das notas finais do exame intelectual obtidas pelos candidatos. Esta lista com os aprovados pode ser acessada no site do colégio ou de forma presencial, na unidade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...